quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Marcas ao mundo

Admiro quem se propõe a fazer uma tatuagem. Levar milhares de furos para que uma determinada quantidade de tintas consiga fixar-se na pele é deveras rigoroso.

Mas acho interessante o fato de termos nossas marcas e nossos traços em corpos. É uma forma interessante de comunicação com o outro. Talvez uma necessidade de se mostrar? Quem sabe. Com certeza, casos de tatuagens de proporções corporais é um chamado gigantesco à atenção.

Não julgo cá o ato de mostragem ou não. Cada um faz o que bem quer ou o que mais necessitar.

Porém, nos últimos tempos, tenho percebido um aumento siginificativo nos carros, quanto aqueles adesivos automotivos em que as pessoas colocam figuras representanto o número de pessoas e animais na casa. É um tanto quanto atrativo, pois nos dá a ideia de um possível compatilhamento de felicidade entre os familiares em si.

E isso já acontecia há um certo tempo quando falávamos dos adesivos "bebê a Bordo". Um tanto quanto chamativo quanto qualquer outro. Falamos por meio dos nossos carros: "tem um bebê aqui. Ele tem tal nome."
Podemos até ser felizes por fazer isso, mostrar ao mundo qual é uma das maiores alegrias da vida - a família. Mas será que todas as pessoas entendem o recado como a gente? Será que tem alguém que possa se aproveitar disso?

Qual a diferença que há em uma tatuagem de carro e uma do corpo? Temos semelhanças.

A do corpo é permanente e nenhum método de retirada é 100% eficaz. A do carro pode ser retirada com uma pequena espátula. Mas ambas são mostradas ao mundo, em algum momento.

Sei que a tatuagem pode ser coberta pela roupa. E que nem todas podem ser cobertas, de tão grandes.

Tatuar o nome do próprio filho no corpo, tem até significado de perpetuação do indivíduo em si. E no carro? "Fulano no carro" tem sentido de perpetuação? Ficamos sabendo do nomes dos outros sem que seja de fato necessário. Precisamos verificar o que estamos mostrando ao mundo. E para quem.

3 comentários:

  1. Ando com vontade de comprar estes adesivinhos para montar uma 'familia' diferente. Algo como representar um velho pedófilo com várias criancinhas, ou alguma outra coisa... Que acha?

    ResponderExcluir
  2. pretendo fazer uma tatuagem de um dragão com caneta na aula de historia o que acha?

    ResponderExcluir
  3. HAido tukosan vuce fue trollado arigatô

    ResponderExcluir