Jamais pensei que pudesse fazer uma ponte dessas. Mas é mais do que capaz.
Um dos maiores físicos do mundo contemporâneo, Steven Hawking, autor de diversos livros, chegou a uma das conclusões mais fascinantes. Enquanto vivemos em um mundo que fica embasbacado com divulgações sobre o universo e seus mistérios, Steven deixa bem claro sua posição: O maior mistério do universo são as mulheres.
Um dos maiores líderes socialistas ainda vivo no mundo ( responsável pela Revolução Cubana) Fidel Castro deixou muito bem claro a sua posição quanto ao que se passa nos Estados Unidos: "para quem, em sua busca desesperada pela reeleição[Obama], se distancia dos sonhos de Luther King para mais anos luz do que a Terra do planeta habitável mais próximo".
Fidel Castro e Steven Hawking talvez não tenham se conhecido. Vivem em mundos opostos. Mas, em minha opinião, acabaram indiretamente falando a mesma coisa.
Hawking citou as mulheres e seus mistérios. Porém, ao invés de fazer algum comentário interplanetário, sobre alguma coisa que se remeta ao distante universo, voltou seus pensamentos para a Terra. Óbvio que seja engraçado que um físico faça um comentário desse, mas, no fundo, a linha de raciocínio esteve aqui. Não distante. O problema está aqui, não lá.
E o Fidel também fez isso. Porém o dele não tem nada de engraçado. Politicamente realista. Enquanto homens gastam bilhões em satélites para descobrir outros lugares, e a humanidade, onde fica? Por um modo diferenciado, também voltou para seu planeta de Origem.
Trocando em miúdos, ambos resolveram cutucar que precisamos voltar mais para o nosso povo. Apesar de ser na base do deboche, Hawking indiretamente usou seu planeta como a base do problema. Por que não ir para Netuno? Ou Saturno? Não, ainda há problemas aqui. Apesar do problema não ser "sério", é da Terra.
Será que o mundo pode ser assim abandonado? Não há nada a ser feito por aqui? Há.
Temos que pensar mais em nosso próprio povo. Entender quem somos e por que estamos aqui. Entender por que um indivíduo na década de 60 do século XX lutou pela igualdade racial e quis ver seu povo unido e agora não se vê tal sonho realizado completamente?
O homem ainda não foi desvendado por completo - e em suas relações sociais, convive com problemas seríssimos. Querendo ou não, os dois personagens deram a mesma opinião de formas diferenciadas.
Ainda persisto com a ideia de que vivemos no século das humanas. E que precisamos avançar cada vez mais na humanidade e no espaço em que vivemos. Que podemos desvendar mistérios além-Terra, mas não podemos dar tal ação como foco principal. O Homem é o foco. O alvo. Resolver seus problemas mais profundos e sofríveis - eis a visão de nosso século.
Mundos diferentes, ideias parecidas. Pensadores diferentes, pensamentos parecidos. Está chegando ( já chegou ) a hora de cuidarmos mais de nós mesmos. Sendo mulher ou Luther King, o mundo é o principal laboratório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário