terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Surdez religiosa

Ao passar desapercebido por uma casa, num bairro universitário de Maringá, percebi em um portão uma pequena placa que indicava ser uma igreja.

Não cheguei a entrar em dias de culto. Apenas passei ao lado. E mesmo que eu quizesse assistir, não seria necessário. Bastava estar alguns metros para o lado de fora.

O que mais me chamou atenção neste culto, não foi nenhuma diferenciação - foi o simples usar de microfones.

Microfones são utilizados para recursos em que não conseguimos fazer com que o outro ouça perfeitamente em um espaço grande. Ou mesmo em locais médios, para ficar mais cômodo ao espectador e não ter que forçar sua audição.

Neste caso específico, o local onde era utilizado o microfone, deveria ser uma sala de 3 metros por 3. Ou seja, suficientemente audível para quem lá estivesse.

Mas gritavam com o microfone, numa caixinha visível pela porta, e o som só perdia para as exclamações dos membros. Nada contra o culto, nada contra a religião. Tudo contra o desrespeito ao próximo.

Sei que muitas bandas (quase todas) utilizam-se de sons ligados para ensaiar - até para ver como é realmente o que estão fazendo - voz microfonada para não perder para o som da bateria, e coisas assim. Porém em um local pequeno, onde o espaço é separado para orações, é realmente necessário?

Será que o encobrir de som não estava separado para os fiéis? Encobrir o que os fiéis tem a dizer? Ou não dar espaço para pensamentos e fazer comque a gritaria entre profundamente sem direito a reflexão pessoal?

O grande problema não é a religiosidade - mas sim a condução ao fiel. Tratar como szer humano e não como coisa.

De lá de perto, saí espantado, pensando em como sairia um indivíduo de lá de dentro, depois de 2 horas de gritarias. A não ser que eu estivesse totalmente errado neste caso, e fosse uma igreja específica para surdos.

Um comentário:

  1. eles fazem isso para que os vizinhos escutem. Como propaganda, para atrair mais otarios. opss digo, "fieis"
    sorry :D

    ResponderExcluir