quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Idealismo inútil

Viajar é sempre bom. Faz com que a gente tenha perspectivas inovadas e inovadoras perante muita coisa que acontece ao nosso redor. Muitas vezezs acabamos fazendo ideias importantes quanto a tudo que ocorrerá ao longo do trajeto, das paradas, enfim de tudo.

Não seria diferente no meu caso: desejar um bem-estar, é um direito de todos, porém nem tudo pode caminhar como achamos. Ou como desejamos.

Não estou falando de acidentes: estou falando de peças inconscientes que a psiquê adora nos pregar. Constantemente.
Estava extremamente cansado, depois de uma longa viagem até a cidade de Campinas, quando o convite de jantar num tremendo shopping daquela cidade foi bem aceito. Em procura do restaurante que provavelmente me satisfaria o vazio estomacal.

Eis que passo por entre as mesas da praça de alimentação e passei por um espaço nipônico: próximo ã uma pequena queda d`água, em um espaço elevado e longo, estreito, propositadamente para caber poucas mesas, próximo à um jardim de inverno. Para a paz necessária naquele momento, nada melhor do que uma mesa naquele espaço alimentar.

O idealismo desceu ralo abaixo: ao sentar-me naquele espaço, as pessoas que estavam abaixo, não mudaram de lugar. O jardim era um simples jardim. Apenas uma elevação me separava do público em si. Mas nada de diferente.

Nada havia de especial: as madeiras talhadas em moldes japoneses demonstravam apenas entalhes. O idealismo não era nada daquilo.

Trocando em miúdos: o que achamos que é belo e bom, éapenas um idealismo. Ao colocar em prática, não pode ser a reproduçao do paraíso.

O paraíso procurado não estava naquele pequeno trecho da praça de alimentação. Não estava na elevação nipônica. Estava na busca do descanso e da paz. As pessoas não somem dos shoppings para nos fazerem descansar.

Cheguei em casa e descansei pesadamente: o paraíso era mais óbvio do que eu imaginava. 

Um comentário:

  1. detesto lugar cheio, me da uma agonia, nao relaxo, nao como bem... comer em shopping e um dos piores lugares. Refeicao eh vagabunda, cheio de gente andando ao redor, pedindo licensa pra passar com as sacolas de compras entre as mesas... aff

    *eu gostei do texto, mas coloquei como "maomeno" pq "maomeno" e engracado :D

    ResponderExcluir